Boletim informativo 2018-12-01

01
Dezembro
2018

IV CONGRESSO DO BOMBO
Patrimonialização da Construção e Práticas
Tradicionais Coletivas dos Bombos em Portugal ao Inventário Nacional
do Património Cultural


​A quarta edição do Congresso do Bombo foi um grande sucesso graças a todos os grupos, participantes, apoiantes, fornecedores, patrocinadores, uma equipa entusiasmada e aos amantes do Bombo. Com a energia e contribuição de cada um, fizemos uma edição enriquecedora, com encontros importantes e resultados positivos.


Caros amigos,


O Congresso do Bombo voltou a casa, ao Seixal, onde há mais de vinte anos foi criado o projecto Tocá Rufar. 


Contamos com o trabalho e apoio de todos os representantes dos grupos de bombos, professores e investigadores e também autarcas na construção e redação da Candidatura da Construção e Práticas Tradicionais Colectivas dos Bombos em Portugal, protagonista desta edição. O Congresso foi o momento ideal para reunir todos esses colaboradores com vista a legitimar o resultado final da candidatura e reunir, numa lista oficial de assinaturas de todos os presentes, e para alicerçar a submissão, a qual deverá acontecer ainda em Dezembro deste ano.


A candidatura será submetida ao Inventário Nacional do Património Cultural (MatrizPCI) com vista à futura candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO - Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial - CONVENÇÃO 2003). Ela é, em si, um imenso avanço no reconhecimento da prática do Bombo no contexto cultural e histórico, e como elemento simbólico da nossa própria identidade.


No âmbito do IV Congresso do Bombo, uma equipa formada por professores, eruditos, músicos e tocadores tradicionais construiu um espaço de partilha, para debater os temas mais actuais acerca do Património Imaterial, e sobre o significado dos processos de patrimonialização das expressões tradicionais e os efeitos destes processos nas comunidades locais.


Desde 2015, o Congresso do Bombo é um dos grandes destaques da agenda cultural Portuguesa. Organizado pelo Tocá Rufar, contou com três edições: Lisboa (2015), Fundão (2016) e Amarante (2017). Na sua quarta edição, o evento foi realizado no dia 24 de Novembro de 2018 no Auditório dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal do Seixal e no dia 25, no Núcleo Urbano Antigo do Seixal. As famílias participaram nos diversos workshops, e assistiram a actuações dos grupos. Pela tarde, com início às 15h, os mais de 550 bombos preencheram as instalações da Câmara Municipal com o seu rufar intenso e contagiante.


O IV Congresso do Bombo contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República, Governo de Portugal e Direcção Geral das Artes (DGArtes), a co-produção da Câmara Municipal do Seixal e o apoio das Câmaras Municipais do Fundão, de Amarante, Viana do Castelo, Alijá, Évora, Ovar e Beja e das Juntas de Freguesia de Lavacolhos e de Souto da Casa. Além do apoio da Fundação INATEL, Inklassbus, Clube de Campismo Luz e Vida, Adega de Favaios, Quinta Valenciana, Linked MTV, Grupo NUCASE, EAPN - Rede Europeia Anti-pobreza Portugal, MOVEA - Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte. Como apoio científico da Candidatura, contamos com INET-md - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Aveiro. Como parceria, contamos com a Antena 1 e o jornal O Público.


Agradecemos também a toda a equipa técnica da Câmara Municipal do Seixal, a todos os fornecedores, voluntários e guias que colaboraram para o sucesso de mais um Congresso


GRUPOS PARTICIPANTES

Gigabombos do Imaginário
Grupo de Bombos ACR Deocriste
Grupo de Bombos da Encarnação
Grupo de Bombos de Souto da Casa
Grupo de Bombos Sto André
Grupo de Bombos Águias de Lage
Grupo de Bombos Amigos da Borga
Grupo de Bombos Anau a Rufar
Grupo de Bombos As Rosas de Santa Maria de Jazente
Grupo de Bombos de Lavacolhos
Grupo de Bombos Os Imparáveis de Paços de Ferreira


Grupo de Bombos Santa Maria de Jazente
Grupo de Bombos São Sebastião Darque
Grupo de Bombos São Tiago a Rufar
Grupo de Percussão Bardoada
Grupo de Percussão Tomba Lobos
KarmaDrums
Orquestra de Percussão Batucando
Orquestra de Percussão Rufar e Bombar
Orquestra de Percussão Runos e Runas
Orquestra de Percussão Tocá Rufar
Orquestra de Percussão Tradibombos
Zés Pereira de Sanns do Douro


A próxima edição, o V Congresso do Bombo, está prevista para ser realizada em Vila Real de Trás-os-Montes, a convite do Grupo de Bombos Águias da Lage e, em 2020, em Viana do Castelo, a convite do Grupo de Bombos São Sebastião de Darque.

Vão ser, certamente, momentos de reflecção e partilha e encontros fundamentais para a vivência e valorização da Construção e Práticas Tradicionais Coletivas dos Bombos em Portugal.


Contamos com a presença de todos os Amigos do Bombo.

Até breve!
A equipa do Tocá Rufar