Paulo Fernandes

Presidente da Câmara Municipal do Fundão

A realização do “1.º Congresso Internacional de Percussão Tradicional - Congresso do Bombo”, organizado por Tocá Rufar, reconfirma e enraíza todo o excelso trabalho que esta organização tem, nas últimas décadas, vindo a desenvolver em prol da reprodução, da continuidade e da atualização duma musicalidade e ritmicidade que cala fundo na nossa identidade coletiva.

A acção do colectivo  Tocá Rufar  tem  materializado um  notável principio da comunhão sem fronteiras, num intenso trabalho alicerçado numa coordenada inter e multicultural de escalas e de geografias variadas, estabelecendo-se assim um excelso e inovador campo de permutas e de interconhecimento entre distintos territórios da nossa sociedade.

Os Bombos de Lavacolhos, freguesia do Concelho do Fundão, constituem uma expressão única na cartografia musical tradicional da Beira Baixa, registada e estudada por nomes referenciais da etnomusicologia portuguesa.

Este elemento identitário faz parte dessa geografia musical, associado a novos horizontes que começam a germinar e a crescer na nossa ancestral ruralidade.

Os Bombos de Lavacolhos, como insubstituível segmento do património imaterial beirão, vão continuar a percutir na esperança de um futuro pleno de vida para as paisagens de resistência do Interior de Portugal.