Vasco Monterroso

Músico

Monterroso, Vasco (n. Baião, 23 novembro 1974).

Professor de educação musical, músico/multiinstrumentista e autor. Iniciou a sua atividade musical aos 12 anos, em Baião, como cantor e instrumentista de "violão" e cavaquinho, envolvendo-se em grupos expontâneos, intérpretes de repertórios musicais afetos à tradição oral portuguesa e às cantigas de improviso. Desse tempo, fica a fundação do projeto "Andarilhos" e a gosto pela criação musical e literária.


Em 1992, ingressa na Universidade da Beira Interior, no curso de Química Industrial, integrando o movimento académico musical/cultural covilhanense, aderindo aí a diferentes iniciativas musicais, destacando-se a Orquestra Académica JabUbi e a participação em várias  formações pontuais, musicais e performativas.


Depois de uma breve passagem pelo Instituto Politécnico de Engenharia do Porto, onde integra o núcleo de teatro, segue-se em 1996 a licenciatura em educação musical, no Instituto Piaget. Nesta última, expandem-se os contactos com diferentes  músicos e autores e a envolvência em diferentes projetos musicais, e outros, de cariz pedagógico envolvendo o ensino da música.

Em 1998, a par da formação em flauta de bisel, iniciada no Conservatório de Gaia,  surge o gosto pela gaita-de-foles e a descoberta das raízes deste instrumento no nosso país. Também uma maior dedicação às tradições percussivas, nomeadamente no desenvolvimento de arranjos para o repertório "gaiteiro". Em 2007 a participação no ESMAE no trabalho final de licenciatura em bateria jazz, enquanto intérprete de gaita-de-foles.

 

2003, 2011 e 2013 acontecem as edição de três trabalhos discográficos Alvorada", "Caminho Velho" e "Natal aos Reis", respectivamente, que contam com a sua colaboração enquanto autor/compositor e intérprete de múltiplos instrumentos tradicionais portugueses. 


Em 2002, no âmbito do trabalho em torno das percussões tradicionais, cria um grupo percussivo e coreográfico integrando pessoas portadoras de deficiência, utentes, técnicos e colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Baião.


Desde 2003 a participação enquanto músico e encenador, em múltiplas iniciativas no âmbito da Recriacao da História e Cultura Portuguesa.


Entre 2005 e 2010 levou a cabo a iniciativa "Sons da Memória", no âmbito da atividade desenvolvida no Serviço Educativo -FEQ, promovendo o conhecimento sobre os instrumentos musicais tradicionais portugueses. Em 2005 participa na criação  do Festival Byonritmos, (Natureza, danças e tradição), liderando a direcção desta iniciativa até ao ano 2013.


Em 2007 Termina a sua pós-graduação em "artes cénicas", na Universidade do Porto, realizando posteriormente vários cursos de especialização em teatro.


Em 2009 a estreia da obra "Bayam" uma obra para banda filarmónica, tradições percussivas, link: https://m.youtube.com/watch?v=WhYhIwYAaTQ 


Desde o ano 2000, até à data acontece passagem por diferentes escolas, e territórios educativos, onde recolhe múltiplas experiência, enquanto professor de educação musical e também de teatro, integrando várias iniciativas em torno das artes performativas. 


Em 2017 colabora com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE -IP) no desenvolvimento e aplicação da primeira prova de aferição de Expressões, realizada ao nível de um país, na área musical e dramática. Ainda em 2017, o trabalho de composição musical e colaboração na realização do vídeo promocional "Baião - Terra de Sabores", distinguido recentemente com um prémio, no International Tourism Film Festival - link vídeo:https://youtu.be/fKVFrGyUFTA