Jean-Yves Durand

Antropologia

Jean-Yves Durand

 

MA em literatura comparada / teoria da tradução, State University of New York; doutoramento em antropologia, Université de Provence) ensina Antropologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

 

Foi docente convidado na École du Louvre, director do Museu da Terra de Miranda (2010 - 2014) e coordenador da Catedral de Miranda do Douro. As exposições que coordenou e as suas publicações resultam da sua investigação acerca de diversos saberes científicos, de técnicas, de práticas e saberes-fazeres (por exemplo: Os "Lenços de Namorados”. Frentes e versos de um produto artesanal no tempo da sua certificação -- org.; 2006, 2ª ed. 2008; Razões de saúde. Poder e administração do corpo: vacinas, alimentos, medicamentos - org. com Manuela Ivone Cunha, 2011).

 

Tem prestado uma especial atenção às dinâmicas contemporâneas das representações botânicas, de certas festas tradicionais, do artesanato (em particular através do caso dos Lenços de Namorados, que acompanha há mais de doze anos). Oberva também a evolução das atitudes perante a vacinação, procurando perceber como, nomeadamente nas áreas da cultura e da saúde, as políticas públicas interagem com as atitudes individuais e as iniciativas colectivas locais.